Universidade Federal do Maranhão São Luís, 23 de Maio de 2024

Notícias e Comunicados

Campanha Assédio Moral no trabalho: Entendendo e enfrentando o abuso psicológico no ambiente corporativo 03/05/2024 10:51

O assédio moral se caracteriza por comportamentos abusivos, repetitivos e intencionais que visam desestabilizar emocionalmente o trabalhador. Isso pode incluir humilhações, críticas excessivas, isolamento, exigências exacerbadas e ameaças, dentre outras.


O assédio moral possui consequências devastadoras para os indivíduos, como depressão, ansiedade, baixa autoestima, insônia, falta de motivação, afastamentos do trabalho. Além disso, afeta negativamente o clima organizacional, a rotatividade de pessoal e a reputação da instituição.


Também se faz importante entender o que não constitui assédio moral no ambiente de trabalho, para evitar confusões e ações indevidas.


Todos os dias os trabalhadores precisam de proteção, mas em especial neste Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral - 02 de maio - a Divisão de Qualidade de Vida divulga sua Campanha Assédio Moral no trabalho: Entendendo e enfrentando o abuso psicológico no ambiente corporativo e uma Cartilha sobre Assédio Moral, como forma de prevenção e combate a violência psíquica e física no ambiente de trabalho.


Conheça mais sobre os conceitos, formas de enfrentamento, papel da liderança e orientações para a construção de um ambiente saudável, em anexo.


Participe também do Webinário sobre Assédio Moral no Trabalho com inscrição pelo SIGRH => aba capacitação.

Cartilha Assédio Moral_compressed.pdf

Baixar Imagem

SIGRH | Superintendência de Tecnologia da Informação - (98) 3272-8081 | Copyright © 2007-2024 - UFMA - sigrh-0.sigrh.sigs.svc.cluster.local v4.54.8-28 23/05/2024 18:25