Universidade Federal do Maranhão São Luís, 26 de Outubro de 2020

Notícias e Comunicados

Dia Nacional da Saúde Bucal - 25 de outubro 23/10/2020 10:44

A Divisão de Qualidade de Vida/CASS/PROGEP preparou um material informativo sobre a forma correta de higienização dos dentes visando prevenir complicações bucais, tais como: cárie, tártaro, placa bacteriana, mau hálito, gengivite, entre outros.



As dicas vão ao encontro do Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no dia 25 de outubro, fazendo alusão à relevância da data para sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.



Valorize sempre seu sorriso!!!




Confira no anexo!

Dia Nacional da Saúde Bucal.pdf

Dia do Professor - Guia de Saúde Vocal 15/10/2020 10:31

Estamos vivendo um ano diferente e repleto de mudanças. Foram necessárias diversas transformações para que nos adaptássemos ao “novo normal”. O tema saúde-doença está em evidência e os cuidados de prevenção e promoção à saúde nunca foram tão discutidos.


Desta forma, a Divisão de Qualidade de Vida/CASS/PROGEP, através do Programa Saúde Vocal, lança nova edição do Guia de Saúde Vocal (em anexo), instrumento desenvolvido por esta Divisão com o objetivo de informar e orientar o(a) docente da Universidade Federal do Maranhão sobre a importância dos cuidados vocais para manutenção de uma voz saudável que seja capaz de suprir as demandas do novo cenário de ensino.


Ademais, este Guia é também um presente dedicado a você, professor(a), em celebração pelo Dia do Professor (15 de outubro). Queremos, assim, demonstrar toda nossa admiração, reconhecimento e respeito pelo incrível trabalho prestado a esta Instituição e à sociedade, especialmente, em dias tão difíceis. Obrigada!


Para mais informações sobre o Programa Saúde Vocal entre em contato pelos números 3272-8817/8818 ou dqv.progep@ufma.br.

Guia de Saúde Vocal 2020.pdf

Baixar Imagem

Outubro Rosa - mês de conscientização sobre o câncer de mama 05/10/2020 09:41

O câncer de mama, se diagnosticado ainda no início, tem 93% de chances de cura. Por isso, é muito importante realizar as consultas e os exames de prevenção, que podem detectar o tumor mesmo antes dos primeiros sinais da doença. Além disso, algumas atitudes podem ajudar a impedir o aparecimento desse tipo de câncer. Pensando nisso, separamos 4 dicas para prevenir o câncer de mama.

1. Tenha uma boa alimentação
Uma alimentação balanceada e completa contribui para uma saúde em perfeito estado e ainda auxilia no controle do peso evitando a obesidade. O sobrepeso é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente após a menopausa.

2. Movimente-se!
Exercícios físicos são muito importantes para uma boa saúde e para evitar uma série de doenças, inclusive o câncer de mama. Como falamos no item acima, a obesidade é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Junte o sobrepeso ao sedentarismo e a conta pode não fechar. Por isso, mexa-se! Nosso corpo não foi feito para ficar parado.

3. Mamografia anual
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e as Sociedades Brasileiras de Cancerologia e Mastologia orientam que toda mulher depois dos 40 anos precisa fazer o exame de mamografia todos os anos. O importante é seguir a orientação do seu médico e fazer a mamografia regularmente. O exame é essencial para o diagnóstico precoce e quanto mais cedo for o diagnóstico melhor.

4. Se toque, faça o autoexame
O autoexame das mamas NÃO basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama, pois não apresenta eficácia para a detecção do tumor. Mas ele é importante para que você conheça o seu corpo e saiba o que é normal e o que não é em suas mamas. Sendo assim, fique atenta a qualquer tipo de mudança e fale com seu médico imediatamente se notar qualquer alteração.

O autoexame deve ser feito uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Durante o autoexame você deve procurar pelas seguintes características:

- Deformações ou alterações no formato das mamas;
- Abaulamentos ou retrações;
- Feridas ao redor dos mamilos;
- Caroços nas mamas ou axilas;
- Secreções pelos mamilos.


 


A Divisão de Qualidade de Vida/CASS/PROGEP apoia a Campanha do Outubro Rosa.

Baixar Imagem

Cuidados com a voz no sistema de ensino híbrido 22/09/2020 09:30

Estamos vivendo tempos de grandes mudanças e adaptações. A pandemia do novo coronavírus nos trouxe novos cenários e a preparação para atuar nesta realidade tornou-se algo essencial. No sistema de ensino não é diferente.


Por isso, a Divisão de Qualidade de Vida/CASS/PROGEP quer conversar hoje com você, professor(a) que está se organizando ou que já iniciou as aulas no formato de sistema híbrido.


Embora a demanda vocal pareça ter diminuído, saiba que os cuidados com sua voz não devem ser esquecidos e que a eficácia desse seu instrumento de trabalho depende muito da atenção que dada a ele.


Por isso, fique atento às dicas que nossa Fonoaudióloga preparou especialmente para você e pensando em suas atividades laborais (em anexo).


Para mais informações, contate-nos através do e-mail dqv.progep@ufma.br .

SIGRH | Superintendência de Tecnologia da Informação - (98) 3272-8000 | Copyright © 2007-2020 - UFMA - sigrh2.intranet.ufma.br.sigrh2 v4.27.3-234